Projeto Sescoop

Texto da professora Elizana Gomes Brudnoski.

Esse Projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Professor Aroldo com as turmas, em especial com o quarto ano da professora Elizana Gomes Brudnoski.

Depois da iniciativa da entrega das sacolas de ráfia, para a Coleta Seletiva, nos deparamos com o descarte inadequado dos restos de óleo de cozinha, em que era feito no solo e no esgoto, trazendo perjuízo irreversível ao meio ambiente e a nossa saúde. Segundo a professora Elizana vive-se num momento de grande preocupação com a destruição do Meio Ambiente, o qual, acontece de forma acelerada. Diante dessa realidade a educação não poderá ficar de fora, sem participar ativamente, descobrindo possíveis alternativas para a solução em partes desse problema. 

Como formandos de cidadãos faz-se necessário uma intervenção qualitativa na questão de desenvolvimento sustentável. Essa preocupação nos leva a mudar a realidade da comunidade escolar, sendo o foco principal a reciclagem e a diminuição de lixo nas ruas, principalmente por causa das moradias próximas ao principal Rio de abastecimento da nossa e de outras cidades. A escola pode e deve oferecer essa mudança, buscamos também atingir as expectativas afloradas pelo Cooperjovem, o qual, nos aviventa de forma cooperativa a buscar novos caminhos superando as dificuldades de forma coletiva e responsável. Então, surge a questão:o que fazer com o óleo de cozinha usado? E a melhor opção é realizar a coleta seletiva desse óleo, para fazer a pasta de óleo, com a mobilização coletiva da comunidade, dos professores e alunos efetivos nesse trabalho. 

 Realizamos uma visita a Acamarti (Associação de recicladores) e no Comércio ( lanchonetes e restaurantes pontos de maior descarte de óleo) tivemos a oportunidade de participar Concurso de Dingo promovido pela Sema para tocar no caminhão de lixo, na hora da coleta seletiva. E os alunos puderam se divertir com um passeio extraordinário ao Parque Histórico de Carambeí. Após a coleta de restos de óleo pudemos transformar numa pasta para a limpeza de aluminío (panelas, coifas, sugar, máquinas das cooperativas, etc...). 

A referida pasta batizada por Cooperbrilho, fez muito sucesso por sua eficácia. Teve sua apresentação numa feira em Carambeí, junto com outros projetos escolares.Para algumas pessoas foi necessário explicar o quanto era errado descartar o óleo nos ralos e no solo, os quais, levam à contaminação dos mananciais aquáticos, do solo e da atmosfera.

A expectativa atingida foi no entendimento de ajudar o Meio Ambiente e a economia em produto de limpeza, que cada dona de casa poderia ter.

A nossa participação no Programa Cooperjovem foi importantíssima, para redirecionarmos o olhar, a forma errônea do descarte do óleo, que através de uma ação simples, conseguimos um Meio Ambiente limpo e sustentável comenta Elizana.

Preservar o meio ambiente é um ato importante não só para a humanidade, mas para todos os seres que habitam a Terra. Afinal, é nele que estão os recursos naturais necessários para a sua sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.

Contudo fazê-lo de forma integrada e cooperativa se torna muito mais prazeroso.

Podemos nos considerar realizados como escola e como comunidade escolar. A nossa experiência, tanto na produção inicial como na apresentação final, superou nossas expectativas. E com isso exercemos a cidadania de forma coletiva e enriquecedora, onde nos encontramos satisfeitos com o resultado do nosso trabalho cooperativo. 








































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arte e cultura brasileira

Doar faz a diferença